terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aspectos Históricos da TV Comunitária no Brasil



Fonte: Google

Nas últimas aulas abordamos aspectos históricos da TV Comunitária no Brasil. Experiências que contribuíram para o atual modelo que ganhou forma com o desenvolvimento tecnólogico. Descreva de que forma se deu esta transformação.

8 comentários:

  1. É importante comentar nesse tópico que o começo da TV comunitária realmente foi inusitado e introduzida no meio televisivo de forma totalmente pirata, com interferências em horário nobre das grandes redes, chamando a população para seu respectivo canal. É praticamente impossível imaginar algo desse tipo nos dias de hoje.

    Jaqueline Gomes

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as mudanças na TV comunitária tenha sido muitas desde de seu início, porém a mudança principal ainda não ocorreu, que a TV comunitária poderia ser transmitida em TV aberta para atingir seu verdadeiro público.

    Marina Luanda

    ResponderExcluir
  3. Eu diria que o início foi de forma imprivisada, mas de que certa forma deu certo, pois tinha os seus valores. hoje com certeza teve um aprimoramento, inclusive nas questões de aprovações de leis, que de certa forma exigem que alguns canais fechados abram espaço para programas comunitários.

    Erivelton Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. A tv comunitária começou com processos amadores e hoje tornou-se algo sério. Os investimentos dos apoios culturais com programação voltada a melhorar a sociedade. Trazer informação e entretenimento de cunho comunitário, faz a diferença no conteúdo midiático atual.

    Luciana Castro

    ResponderExcluir
  5. A TV Comunitaria começou como uma especie de canal pirata, em busca de seu espaço, hoje conseguiu ser regulamentada atraves de uma lei, que obriga as redes de tv a cabo a disponibilizarem uma canal para que elas possam transmitir sua programaçao. Apesar deste grande avanço, sao poucas as pessoas que tem o acesso, pois a maioria da populaçao assiste somente tv aberta.

    Kamilla Arruda

    ResponderExcluir
  6. No início, as TVs comunitarias funcionavam como TVs piratas. Ao longo do tempo, com o avanço da tecnologia nas telecomunicações, as mudanças também chegaram ao setor. Esta certo que o universo das TVs comunitárias no país não é o ideal. Faltam recursos e profissionais. Mas as pessoas que trabalham nestes canais fazem o que podem para levar os programas para as pessoas. Mas há um fator prejudicial a este tipo de veiculo: Por ser exclusivamente Tv a cabo, a acesso das pessoas de baixa renda aos programas é minimo, por falta de renda. Por motivos como este, considero que seria vantajosa a migração das TVs comunitárias para a Tv aberta.

    ResponderExcluir
  7. As primeiras manifestações sobre televisão comunitárias se deram pela “TV de Rua”, TV de Baixa Potência, TV Local até os Canais Comunitários no sistema de televisão a cabo. Ao longo da história temos a observação sobre a evolução das tvs comunitárias, mas juntamente temos as leis específicas que regem e valorizam esse tipo de comunicação.

    ResponderExcluir
  8. As TVs Comunitárias surgiram como - são conhecidas popularmente - TVs Piratas, e com o passar dos tempos foi adquirindo espaço. Porém, ainda de forma precária, pois na grande maioria não tem profissionais qualificados e nem recursos para se ter uma estrutura bem organizada. Devemos observar que a TV Comunitária, como já sabemos é feita pela comunidade, fica restrita a uma certa população devido sua exibição ocorrer em TV a Cabo. Deveria ser liberada para a TV aberta para assim atingir um público maior e conquistar admiradores.

    ResponderExcluir